PARÂMETROS
A Educação Infantil em nosso país, nas
últimas décadas, vem construindo uma nova concepção sobre como educar e como
cuidar de crianças de zero a cinco anos em instituições educacionais.
Essa concepção
deve buscar romper com dois modos de atendimento fortemente marcados na
história da Educação Infantil: o assistencialista, que desconsidera a
especificidade educativa das crianças dessa faixa etária, e também o
escolarizante, que se orienta, equivocadamente, por práticas do Ensino
Fundamental.
As atuais
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI - Resolução
CNE/CEB nº. 05/09, artigo 4º) definem a criança como um sujeito histórico e de
direitos, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta,
narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sobre a sociedade,
produzindo cultura.
...o currículo na
Educação Infantil acontece na articulação dos saberes e das experiências das
crianças com o conjunto de conhecimentos já sistematizados pela humanidade, ou
seja, os patrimônios cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico
(DCNEI, Art. 3º).
CAMPOS DE
EXPERIÊNCIAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Para atender a esses objetivos, devem ser criadas experiências de aprendizagem,
ou seja, experiências concretas na vida cotidiana que levam à aprendizagem da
cultura, pelo convívio no espaço coletivo, e à produção de narrativas,
individuais e coletivas, por meio de diferentes linguagens, como colocam as
DCNEI (Parecer CNE/CEB nº 20/09).As diversas possibilidades de experiências que
as crianças podem usufruir, na unidade de Educação Infantil e citadas no
parecer acima, não ocorrem de modo isolado ou fragmentadas, mas são promovidas
por um conjunto de práticas que articulam os saberes e os fazeres das crianças
com os conhecimentos já sistematizados pela humanidade. Daí a proposta do
arranjo curricular para a Educação Infantil na BNC se dar em Campos de
Experiências, conjuntos formados considerando alguns pontos de convergência
entre os elementos que os orientam.
Preservando
as especificidades das crianças de até seis anos, os Campos de Experiências e
os Objetivos de Aprendizagem em relação a cada um deles são:
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Traços, Sons, Cores e Imagens
Traços, Sons, Cores e Imagens
O Eu, o Outro e o Nós
Corpo, Gestos e Movimentos
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Traços, Sons, Cores e Imagens
Traços, Sons, Cores e Imagens
As crianças constituem sua
identidade pessoal e social nas interações com diversos atores sociais,
aprendendo a se expressar por meio de múltiplas linguagens no contato com
manifestações culturais locais e de outros países. Daí ser importante que,
desde bebês, as crianças tenham oportunidades de explorar diferentes materiais,
recursos tecnológicos e de multimídia, realizando suas produções com gestos,
sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, de
modo singular, inventivo e prazeroso, desenvolvendo sua sensibilidade.
EITSCOA001
Conviver e elaborar produções com as linguagens
artísticas junto com os colegas, valorizando a produção destes e com eles
fruindo manifestações culturais de sua comunidade e de outros lugares,
desenvolvendo o respeito às diferentes culturas, às identidades e às
singularidades.
EITSCOA002
Brincar com diferentes sons, ritmos, formas, cores,
texturas, materiais sem forma, imagens, indumentárias e adereços, construindo
cenários para o faz de conta.
- EITSCOA003
Explorar variadas possibilidades de usos e
combinações de materiais, recursos tecnológicos, instrumentos etc., utilizando
linguagens artísticas para recriar, a seu modo, manifestações de diferentes
culturas.
EITSCOA004
Participar da organização de passeios, festas,
eventos e da decoração do ambiente, da escolha e do cuidado do material usado
na produção e na exposição de trabalhos, utilizando diferentes linguagens que
possibilitem o contato com manifestações do patrimônio cultural, artístico e
tecnológico.
EITSCOA005
Comunicar, com liberdade, com criatividade e com
responsabilidade, seus sentimentos, necessidades e ideias, por meio das
linguagens artísticas.
EITSCOA006
Conhecer-se, experimentando o contato criativo e
prazeroso com manifestações artísticas e culturais, locais e de outras
comunidades, desenvolvendo sua sensibilidade, criatividade, gosto pessoal e
modo peculiar de expressão.
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