O componente curricular Língua
Estrangeira Moderna deve garantir aos/às estudantes o direito à aprendizagem de
conhecimentos para o uso. Assim, não se trata de compreender um conjunto de
conceitos teóricos e categorias linguísticas, para aplicação posterior, mas,
sim, de aprender, pelo uso e para o uso, práticas linguísticas que se adicionem
a outras que o/a estudante já possua em seu repertório (em Língua Portuguesa,
línguas indígenas, línguas de herança, línguas de sinais e outras).
OBJETIVOS GERAIS DO COMPONENTE
CURRICULAR LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
De acordo com uma visão de língua
e de conhecimento como constituídos no uso e na interação entre os sujeitos, o
componente Língua Estrangeira Moderna organiza os objetivos de aprendizagem,
partindo de seis campos de atuação humana, que delineiam possíveis horizontes
para a realização das práticas de linguagem. É importante ter em vista que
esses campos estão inter-relacionados e que não excluem outros possíveis. Com a
finalidade de indicar prioridades na abordagem de temas, pautar a escolha de
textos e atividades e direcionar o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares, os campos de atuação são os seguintes:
- ·práticas da vida cotidiana, que se referem à participação dos/as estudantes em atividades do dia a dia nos variados espaços em que atuam. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que dizem respeito à reflexão sobre si, sua relação com o outro e com o entorno, mudanças e desafios pessoais;
- práticas interculturais, que se referem à participação dos/as estudantes em espaços de diversidade linguística, social e cultural. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que dizem respeito à reflexão sobre valores, modos de vida e vivências sociais e estéticas e, com a finalidade de, a partir da possibilidade de conhecer e compreender outras visões de mundo, estimular que esses sujeitos se constituam como mediadores interculturais, contribuindo para a construção do diálogo e da resolução de conflitos na perspectiva dos participantes;
- práticas político-cidadãs, que se referem à participação dos/as estudantes na construção e no exercício da cidadania. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que dizem respeito a regras de convivência em espaços de diversidade, a direitos e deveres do cidadão e a questões sociais e políticas que tenham impacto na vida dos sujeitos nas comunidades em que atuam;
- práticas investigativas, que se referem à participação dos/as estudantes em atividades relacionadas à valoração, à construção e à divulgação de saberes e conhecimentos. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que tratam de relações que os sujeitos estabelecem com o uso e a aprendizagem de línguas e com modos de usar a linguagem para identificar, definir, compreender e resolver problemas em diferentes áreas do conhecimento;
- práticas mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, que se referem à participação dos/as estudantes em atividades que demandam experimentar e criar novas linguagens e modos de interação social com o uso das tecnologias contemporâneas. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que tratam de relações que os sujeitos estabelecem com o uso de recursos tecnológicos na sua vida para buscar, produzir, compartilhar, divulgar e conservar conhecimentos e participar de comunidades de interesse de modo ético e responsável;
- práticas do trabalho, que se referem à participação dos/as estudantes em atividades relacionadas a diferentes dimensões e formas de trabalho. São priorizadas situações de leitura/escuta, produção oral/escrita em língua estrangeira que tratam de características e modos de organização do trabalho, formação e atuação profissional, direitos, deveres e possibilidades de trabalho na contemporaneidade.
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